quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Como o computador contribui para a transformação da escola,da aprendizagem e da prática pedagógica?

Responder a essa pergunta,não é difícil para quem viveu várias modificações no ensino do país,durante muitos anos e durante as várias transformações pelas quais o Brasil passou e vem passando no decorrer dos tempos.
Neste contexto,o uso do computador nas escolas públicas,mesmo que com algum atraso e ainda, pouco utilizado nas aulas como forma de complemento e instrumento de pesquisa,por várias razões,trouxe a participação da escola no avanço tecnológico mundial e estar inserida neste momento,permite a sua clientela a inclusão como pessoa participante e capaz de atuar efetivamente de todo o processo educacional e de formação atualizada com capacidade de competir com igualdade em todos os segmentos da sociedade.
Este processo de tecnologia educacional,através do computador,também,obriga os profissionais de educação a se aperfeiçoar e estar apto a oportunizar os seus alunos e fazer com que se sintam membros da comunidade capacitada de utilizar o computador como ferramenta de ajuda no seu aprendizado.
Infelizmente,ainda,a educação pública no nosso Espírito Santo,não vem permitindo o uso das máquinas aos alunos de forma efetiva e diária,pois não há,que eu saiba,investimento para treinamento de pessoal capacitado para estar trabalhando nas escolas com professores e alunos,mesmo porque,nem todas tem laboratório de informática,como também a maioria das escolas não está ligada,à rede mundial que é a Internet.
Enquanto a escola pública não contar com políticas para o uso da informática pelos alunos,não estará desempenhando o seu papel que é formar cidadãos capazes de participar de forma igualitária junto a todos os outros membros da comunidade da qual faz parte.

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