terça-feira, 2 de dezembro de 2008

OUTRO INÍCIO...

Como cansa a chegada do final de ano escolar...além da correria habitual,iniciei um curso de informática educativa,todas as terças à noite. É engraçado quando encontramos pessoas que tem menos conhecimentos sobre algum assunto em relação a nós mesmos,e muito mais quando essas pessoas se divertem com a sua própria ignorância. Professores com muitos anos de experiência de frente a um computador,são tão ou mais desinformados que qualquer aluno,sobre um conteúdo pedagógico ao tomar conhecimento pela primeira vez. Mas a diferença é grande ao vermos a vontade de aprender,de conhecer e fazer correto,tendo consciência da necessidade em expandir os conhecimentos como crescimento pessoal e profissional,neste momento em que a tecnologia surge como instrumento de comunicação,pesquisa e leitura de mundo,e até como forma de diminuir distâncias e diferenças culturais,sociais e políticas. As novas tecnologias digitais na educação,surgem como apoio pedagógicos e o profissional deve estar próximo com conhecimento para manusear e ter noções de como e para que é usado,utilizar e se atualizar para não se distanciar da febre mundial,da qual os seus alunos fazem parte e sentir-se parte de um assunto na qual sua comunidade social e profissional,recorre constantemente e entenda o que falam,sem sentir-se à parte dela. Os avanços tecnológicos chegaram rápido e causaram modificações na vida de todas as pessoas e de todos segmentos profissionais,portanto,não podemos estacionar,se faz necessário ampliar os conhecimentos,até porque o mercado exige profissionais atualizados e abertos para as novidades e com condições de participar,no mesmo nível,ou melhor do que os existentes. Ter experiência profissional é de extrema importância,estando ela atrelada as atualizações tecnológicas,disponibiliza ao trabalhador,uma gama ampla de opções e melhor desempenho no cumprimento de suas funções Uma das funções da escola,está na transmissão de conhecimentos,objetivo esse que está diretamente ligado à formação profissional do professor,portanto,num mundo onde a internet e o uso do computador,faz parte do cotidiano do aluno,o professor deve estar apto a acolher em suas intervenções,como fonte de pesquisa,meio de comunicação e instrumentos de trabalho,a utilização dessas ferramentas,como apoio pedagógico nos seus planejamentos,como forma de inclusão de uma parcela da sociedade sem condições de acesso à máquina,fora da escola,e para sua própria inclusão,como ser participante do meio do qual faz parte.

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